Os cabeças-nuas


Nascemos com um capacete natural chamado crânio – uma caixa de ossos firme o suficiente para proteger o que realmente interessa, a central de comando da vida, que é o cérebro.

Cabeças duras quebram a cara com algum regularidade, mas nao saem por aí rachando por qualquer impacto. Nada mais compreensível, portanto, que as pessoas tenham uma grande dificuldade de entender para o que serve um capacete, desses que se vendem em lojas, quando montam uma motocicleta para ir de um lado para outro em… Assu, Rio Grande no Norte, por exemplo.

Para quê um capacete em Assu? Eis a questão.

Publicado por

biavati

Sociólogo, escritor, palestrante e consultor em segurança no trânsito, promoção de saúde e juventude.

2 comentários em “Os cabeças-nuas”

  1. CERTAS CABEÇAS DURAS, SÓ APRENDE DEPOIS DE LEVAREM ALGUMAS PANCADAS, POREM SE ESSAS PANCADAS FOREM MOTIVADAS PELA QUEDA DA MOTOCILCLETA, NÃO HAVERÁ TEMPO PARA APRENDEREM QUE PRECISAM PROTEGER A CABEÇA COM O USO DO CAPACETE.
    A DIVULGAÇÃO DE FILMES E FOTOS DOS ACIDENTES COM MOTOCILISTAS QUE NÃO FAZIAM USO DO CAPACETE, DURANTE O CURSO DE PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE HABILITAÇÃO, SERIA MUITO IMPORTANTE PRINCIPALMENTE NOS LUGARES MAIS DISTANTES DOS CENTROS URBANOS

    Curtir

  2. Olá, Gonsalves, é esse o recado: sofrer acidente para “aprender” a lição é um jeito burro de mudar a atitude. Conheci muito garotão no Hospital SARAH que depois de racharem a cabeça em um acidente de moto, só conseguiam babar na cama… graaande aprendizado. Os cursos de primeira habilitação, porém, não têm essa perspectiva. Em geral, ensina-se a regra, quando deveriam explorar o POR QUE da regra. Aí, sim, teríamos uma fundamentação para a atitude de segurança.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s