O momento da dúvida


O programa THINK! desenvolve duas grandes campanhas anuais sobre beber e dirigir, no verão e no período de festas de final de ano, utilizando uma variedade de midias (TV, cinema, radio, cartazes em banheiros de bares, outdoors).

As campanhas têm como objetivos:

  • aumentar a consciência acerca das consequencias pessoais de uma condenação por dirigir sob influencia de álcool
  • encorajar a crença de que 1 ou 2 drinks já é muito antes de dirigir
  • reforçar o estigma social sobre beber e dirigir

O alvo das campanhas são aqueles que consomem entre  1 1/2 lata de cerveja (1 pint = 473ml) e 4 latas (3 pints = 1.420 l.). Ficam de fora os condutores bêbados e o risco crescente de um acidente.

A pesquisa realizada pelo THINK! indica que os homens jovens acreditam que:

  • uma colisão raramente acontece depois de apenas 1 ou 2 drinks
  • os comerciais sobre beber e dirigir mostrando uma colisão não são importantes para eles – esse é um recado que vale para as pessoas que dirigem quando estao bêbadas
  • há uma chance maior de estar acima do limite e ser pego depois de 1 ou 2 drinks

A conclusão é que as consequencias de longa duração da pratica de beber e dirigir, tais como um aviso que permanece na CNH por 11 anos, prisão, suspensão por 12 meses do direito de dirigir e uma ficha criminal, são muito mais chocantes e significativas para esse público do que o risco de se acidentar ou ferir a si mesmos ou outros.

 A campanha de natal 2008

 A estratégia da campanha lançada em 01 de dezembro de 2008 é focar nas consequências. O objetivo é confrontar os homens jovens, com idade entre 17 e 29 anos, com a realidade de serem levados à delegacia durante o periodo de “festas”, informando como são os procedimentos de abordagem pela polícia da direçao sob influencia de álcool .

A campanha mostra como os condutores alcoolizados são levados para a delegacia, entrevistados, colhidas as digitais, submetidos a teste de DNA, bafômetro e, possivelmente, colhidas amostras de sangue e urina, além de potencialmente ser retido por algumas horas em uma cela de prisão. A mensagem central é: se voce for pego dirijindo depois de beber , será processado como qualquer outro criminoso.

 

 O comercial “The moment of doubt”

 

 O comercial de TV “O momento de dúvida” [clique no link para download do vídeo] focaliza um homem jovem que saiu com alguns amigos para beber alguns drinks e ele está decidindo se toma ou nao um segundo pint (1 pint = 473 ml) antes de voltar para casa dirigindo. No momento em que ele está decidindo o que pedir seu mundo congela e o barman transforma-se  subitamente em uma sucessão de personagens que ele encontraria se fosse pego pela fiscalização dirigindo depois de beber.

 

Ele se vê sem poder fazer nada quando o policial pede que ele saia do carro pra um teste de bafômetro, quando lhe é explicado que ele vai ter a habilitação suspensa por 12 meses, quando seu chefe avisa que a política da empresa é nao empregar alguem que tem uma condenação por beber e dirigir, quando um revendedor de carros usados lhe oferece um preço baixo pelo carro que ele tem que vender para pagar as multas e, para terminar, quando sua parceira aparece brava e decepcionada por ele ter perdido sua licença, seu emprego e seu carro.

Publicado por

biavati

Sociólogo, escritor, palestrante e consultor em segurança no trânsito, promoção de saúde e juventude.

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