Novas aventuras de Lucky 13


Nr10-PT-ACEMEstão no ar o nono e o décimo episódios [arquivos PDF, em inglês] da campanha pública de segurança para motociclistas da Associação Européia de Fabricantes de Motocicletas [ACEM].

Lançada em 2008,  a campanha escolheu  a linguagem dos quadrinhos para aumentar a consciência de motociclistas e, principalmente, de jovens pilotos de scooters, acerca dos riscos potenciais relacionados com a infraestrutura das vias.

 O episódio 9 da série fala da importância de antecipar um risco comum no trânsito urbano: as “ilhas centrais”. Elas são utilizadas muitas vezes para dar segurança a uma travessia de pedestres, servindo como refúgio em uma travessia em duas etapas, para ordenar o fluxo de circulação em cruzamentos ou para reduzir a largura da via naquele trecho, forçando uma redução da velocidade dos veículos. Seja qual for sua utilidade, as “ilhas” são um obstáculo físico na via, assim como outros elementos de traffic calming” abordados no sexto episódio do HQ, aumentando o risco das ágeis manobras dos motociclistas, sobretudo no trânsito lento das grandes cidades. 

Mais uma vez o tema central da série – a perda de controle da motocicleta – está relacionado ao posicionamento na via e, mais importante ainda, à distância de segurança em relação aos demais veículos. O motociclista deve manter uma “bolha de segurança” ao seu redor, maximizando sua visibilidade no trânsito – é tudo, em suma, o que não se consegue circulando no “corredor”

O episódio 10 trata de um desafio comum da pilotagem: as curvas – mas não vale a pena comentar muita coisa, a não ser uma mudança brusca de personalidade do Lucky 13. O arremedo do Pateta sobre duas rodas assume uma postura agressiva – dentes rangendo, cara brava, acelerando a mil, de saco cheio de dicas de segurança. A mudança já estava delineada, aliás, no episódio anterior e, francamente, não tem o menor sentido. Esse é o pior HQ da série.

Publicado por

biavati

Sociólogo, escritor, palestrante e consultor em segurança no trânsito, promoção de saúde e juventude.

3 comentários em “Novas aventuras de Lucky 13”

  1. oi biavati muito bons seus trabalhos , eu sou aluna de pedagogia da UFS- UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE- sou estagiária da SMTT — de Aracaju e minha monografia falará sobre educação no trânsito. se o senhor poder entrar em contato comigo eu agradeço!

    admiro muito seus trabalhos!

    Curtir

  2. oi sou formada em pedagogia e estou fazendo pós em psicopedagogia, e trabalho no departamento de transito da minha cidade, e preciso começar a formular uma especie de cartilha para trabalhar com crianças do ensino fundamental, mas nao sei bem por onde começar se voce puder me ajudar agradeço, mesmo me passando algumas referencias bibliograficas, ou alguns artigos seus

    Curtir

  3. oi biavati suas palestras foram ótimas , hoje estou participa ndo da litrauma trata de prevenção de traumas incluindo o maior causador deles o trânsito, e gostaria muito dos videos da sua palestra daqui de aracaju- sergipe

    Curtir

Deixe um comentário