Planos municipais de transportes: o que? onde? quando?


A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic 2012), do IBGE, mostra que a maior parte das cidades brasileiras simplesmente não conta com planos de mobilidade, obrigatórios desde 2001 para as grandes cidades. Dos 1.669 municípios com mais de 20 mil habitantes, somente 10% contam com um plano municipal de transportes e em apenas 7,19% o plano foi desenvolvido com participação dos cidadãos.

O fato é que as políticas de transporte navegam entre o lobby dos fornecedores de tecnologia, produtos e serviços de transporte, pressões dos sindicatos do setor e possíveis contabilidades eleitorais do mapa dos beneficiados“, Raquel Rolnik em http://raquelrolnik.wordpress.com/2013/07/11/plano-de-transporte-para-que/

Publicado por

biavati

Sociólogo, escritor, palestrante e consultor em segurança no trânsito, promoção de saúde e juventude.

2 comentários em “Planos municipais de transportes: o que? onde? quando?”

  1. Para que haja melhorias no setor de transporte e trânsito, consequentemente melhor qualidade de vidas para às pessoas, falta seriedade, ações efetivas dos governantes em todas às esferas de governo com participação da sociedade. Essa última é a que mais sofre com a péssima qualidade dos serviços prestados. Será que é tão difícil assim, de fazer planos e projetos que contemple o coletivo e não o interesse individual de cada um? Ressaltando também outro ponto importante: a mobilidade urbana tão desejada por todos deve ser conquista com segurança; fluidez sem segurança é um equívoco, haja visto o número tão expressivo de mortes no violento trânsito brasileiro, principalmente de pedestres, os mais vulneráveis.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s