O quinquênio que se foi e o quinquênio que virá – tempo de resultados


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Em 10 de abril de 2014, a Assembléia Geral da ONU aprovou uma resolução para a “Melhoria da segurança viária global”. A resolução foi patrocinada pela Federação Russa e co-patrocinado por dezenas de outros países. Entre as principais decisões, a resolução saudou a oferta do Governo do Brasil para sediar a 2ª Conferência Global de Alto Nível Mundial sobre Segurança Viária, em 2015.

A Conferência, que será realizada em Brasília, nos dias 18 e 19 de novembro, reunirá cerca de 1.500 delegados, entre eles Ministros dos Transportes, Saúde e Interior de muitos países, altos funcionários de agências das Nações Unidas, representantes da sociedade civil e líderes empresariais. Juntos, os delegados examinarão o progresso da Década de Ação para Segurança Viária 2011-2020; definirão os próximos passos a nível global e nacional para alcançar a meta da Década de Ação de salvar 5 milhões de vidas; e olharão além de 2020, visando as ações urgentes necessárias para implementar as metas de desenvolvimento pós-2015 relacionadas com a segurança viária.

O Governo do Brasil gostaria de ter um documento final robusto como resultado da Conferência – a Declaração de Brasília sobre Segurança Viária – por meio de um processo de negociação que envolva a consulta de amplo espectro de interessados. Estados-Membros, organizações das Nações Unidas, organizações intergovernamentais, ONGs e entidades do setor privado são convidados a compartilhar seus comentários e sugestões relativos ao esboço inicial (zero draft) da Declaração de Brasília, que foi elaborado preliminarmente por meio da consulta aos “Amigos da Década de Ação para a Segurança Viária 2011-2020”, em Novembro de 2014 e Março de 2015.

Esta consulta pela internet permanecerá aberta até 2 de Maio de 2015, após o que o processo de negociação prosseguirá com base intergovernamental durante Junho, com a finalização do texto prevista para Setembro/Outubro de 2015.

Para mais informações sobre como enviar os seus comentários e sugestões relativas ao esboço inicial (zero draft) da Declaração de Brasília, visite os links relacionados abaixo.

UN General Assembly resolution A/RES/68/269:

2nd Global High-Level Conference on Road Safety in 2015

Friends of the Decade of Action for Road Safety 2011-2020

Zero draft of the Brasilia Declaration in Portuguese

Publicado por

biavati

Sociólogo, escritor, palestrante e consultor em segurança no trânsito, promoção de saúde e juventude.

2 comentários em “O quinquênio que se foi e o quinquênio que virá – tempo de resultados”

  1. Prezado Biavati. Não dá mais para o governo brasileiro ficar com discurso em relação a um tema tão importante como o da segurança viária. Os números mostram que nada de eficaz está sendo realizado. As mortes e lesões graves continuam a todo vapor, a Lei Seca precisa ser levada mais a sério, pois temos ainda uma infinidade de acidentes envolvendo bêbados, os motociclistas continuam se matando.. ´´E PRECISO FAZER ALGUMA COISA!

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