livro

Rota de Colisão

O livro “Rota de Colisão – A cidade, o trânsito e você” (Berlendis & Vertechia Editores), foi escrito por Eduardo Biavati e Heloísa Martins e lançado em 2007.

Dirigido ao público jovem, o livro foi pensado como um texto de apoio à abordagem do tema trânsito no ensino fundamental e médio.

Partindo da observacão e da crítica da cidade em que vivemos, o livro convida o leitor a pensar o trânsito como um universo de conflitos. É impensável vida social sem trânsito, mas transitar tornou-se uma atividade de alto risco nas cidades contemporâneas.

Existem regras, é claro – elas deveriam regular o conflito, garantindo segurança para todos. Esse é o sentido do Código de Trânsito. As regras, porém, não são suficientes para mudar a realidade cotidiana das disputas no espaço público.

O acidente de trânsito que contamos aos milhares é uma decorrência desses conflitos e, por isso mesmo, raramente acidente é um “acidente”.

Para entender o que é o acidente, o livro explora a física do movimento por trás de uma colisão ou atropelamento com o objetivo de fundamentar para que servem e até onde funcionam os mecanismos de proteção – o cinto de segurança, o airbag, o capacete. Cada um deles preservar a fragilidade do corpo humano no acidente até um certo limite além do qual a morte é apenas uma das consequencias. A maior parte das vítimas não morre no acidente e é disso que o livro trata na parte final: as lesoes do sistema nervoso central – lesoes cerebrais e lesoes medulares – trazem ao primeiro plano a questao da incapacitação física.

O livro percorre, portanto, um itinerário que parte do mais geral ao mais particular, ao que é mais individual, aos limites do corpo e à atitude de autocuidado que cabe a cada um escolher no trânsito.

Entrevistas

30 de julho de 2007 – O jovem forma a conduta do jovem

17 de maio de 2007 – Ruptura na discussão sobre a violência no trânsito

Resenhas

Rota de Colisão [arquivo em PDF] por Luís Molist Vilanova para a Biblioteca de Referência da Fundação Carlos Chagas

Para comprar

Editora Berlendis & Vertecchia

Livraria Cultura

Martins Fontes

Americanas.com