palestras

Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs com foco em Segurança no Trânsito, OPAS, Brasília agosto 2013
Seminário Nacional sobre Advocacy para ONGs com foco em Segurança no Trânsito, OPAS, Brasília agosto 2013

A morte é a imagem imediata do trânsito em nossa sociedade. Cerca de 40.000 pessoas por ano morrem em acidentes de trânsito no Brasil. Essa é uma das principais causas de mortalidade entre nós. A violência do trânsito não se resume à morte – ela é apenas uma das muitas possibilidades de um acidente.

Para cada pessoa que morre no trânsito brasileiro, outras 19 pessoas sobrevivem – quase 1 milhão de brasileiros escapam vivos dos acidentes. A grande maioria com algum trauma e ferimentos leves; muitos com alguma forma de INCAPACITAÇÃO FÍSICA definitiva. Esse é o ponto de partida e o diferencial substantivo das palestras apresentadas desenvolvidas pela em trânsito.

A experiência de mais de uma década de trabalho na Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação constitui a base de um DISCURSO SOBRE A VIDA e as infinitas possibilidades de rupturas, muitas vezes irreversíveis, dos acidentes.

As gurias. Guaíba, Maio 2011

Nas palestras, falamos da FRAGILIDADE do corpo humano em meio às forças sobrehumanas de um acidente de trânsito para demonstrar como certas escolhas de ação no trânsito – o uso do cinto de segurança, o uso do capacete e botas pelo motociclista, o consumo de bebidas alcoólicas, a velocidade – podem resultar em uma alteração irreversível do tempo da vida.

Olá Eduardo,

Tenho a imagem de sua primeira chegada em Jundiaí gravada na minha memória, como também boa parte da palestra que assisti. Desde então não deixei de observar o trânsito com suas sutilezas, principalmente sobre minhas as atitudes e procedimentos e das outras pessoas também. Pricipalmente eu nunca mais deixei de usar cinto no banco de trás rsr.

Acompanho algumas de suas postagens no Face, no blog e confesso: você é muito bom no que faz. Não só pelo seu jeito espontâneo e certeiro de falar com os ouvintes ou pelo conhecimento que tem e é notado a cada frase e exemplo, mas pela importância de seu trabalho para a vida das pessoas: crianças, jovens e adultos deste país.

Admiro você pela sua trajetória de vida profissional, pela sua insistente crença de que podemos mais na educação das crianças e jovens, e consequente diminuição de vítimas.

Tenho algumas pessoas que considero imprescindíveis para as mudanças deste país, que fui conhecendo no caminho dessa estrada da educação. Você certamente é uma dessas pessoas.

Parabéns pelo trabalho.

Parabéns pela palestra.

Parabéns pela dedicação.

Parabéns pela construção de tanto conhecimento e por seguir irrigando seus conhecimentos sobre segurança e cuidados de cada um.

Professora Claudete, Jundiaí, Março 2012

Palestras

Slideshare: Apresentações deEduardo Biavati

“A acidentalidade envolvendo motociclistas: tendências nacionais, estratégias locais”. Palestra apresentada ao I Seminário de Educação para o Trânsito do Vale do Paraíba (SETRAN Vale),  junho/2013.  Arquivo [PDF]

Desafios para uma década: Segurança e Transporte Rodoviário de Cargas. Palestra apresentada em  julho/2013. O SETCESP realizou ontem, com auditório lotado, o primeiro Seminário de Segurança no Trânsito, uma iniciativa que partiu da diretoria Executiva da entidade e que reuniu na sede do Sindicato associados transportadores, mantenedores, profissionais, especialistas e técnicos do transporte de cargas para falar de um dos assuntos mais importantes para a atividade econômica.   Arquivo [PDF]

Trânsitos da Juventude. Desafios da Década 2011-2020. Instalação do Comitê Municipal pela Saúde, Segurança e Mobilidade no Trânsito. Palestra apresentada em Aracaju/SE, em maio 2011.  Arquivo [PDF]

Trânsitos da Juventude. Desafios da Década. Palestra apresentada em Imperatriz/MA, em maio 2011.  [PDF]

Acidentes, Motoboys e Motociclistas. Palestra apresentada no Instituto de Engenharia de São Paulo, em 24/08/2010. Vídeo integral (40 min.)

Trânsito Consciente – Ciclo de Palestras para o Ensino Médio
De 08 de outubro a 13 de novembro, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) promoveu uma série de palestras para alunos do Ensino Médio. O Ciclo de Palestras foi a terceira etapa do projeto Trânsito Consciente, iniciado em 2007 com uma série de 20 vídeos produzidos e veiculados pela TV Cultura.

As palestras envolveram cerca de 6.000 alunos dos segundo e terceiros anos do Ensino Médio em seis capitais (Florianópolis, Curitiba, Belo Horizonte, Brasília, Recife, Porto Alegre).

A palestra “A regra, a transgressão, o acidente: Novos temas para a Educação no trânsito” [arquivo PDF, solicitar por email], apresentada ao CEDATT (Conselho Estadual para Diminuição dos Acidentes de Trânsito e Transportes) do Governo do Estado de São Paulo , apresentada em 21 de outubro, está apoiada nos seguintes textos complementares ao livro Rota de Colisão. A cidade, o trânsito e você:

“Motocicletas e Gestão da Segurança do Trânsito” [arquivo PDF, solicitar por email], palestra apresentada ao Encontro Estadual do Movimento Gaúcho pelo Trânsito Seguro (MGTS), em 15 de outubro, tem como textos complementares os posts:

Recomendo a leitura dos comentários anexos aos posts acima e, também, do resumo da principal pesquisa européia sobre os acidentes com motocicletas: MAIDS.

A palestra apresentada aos participantes da Sessão Temática “Educação de Trânsito – modificando comportamentos” [arquivo PDF, solicitar por email], em primeiro de outubro durante o 17o Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito.

Educação NO trânsito. Repensando valores e atitudes” [arquivo PDF, solicitar por email], palestra apresentada na Semana Nacional de Trânsito 2009, em Vitória/ES, Aracaju/SE e Sorocaba/SP.

Rota de Colisão! Idéias para uma juventude em trânsito” [arquivo PDF, solicitar por email], palestra apresentada a jovens e adultos da rede de ensino de Santo André/SP, no SABINA – Escola Parque do Conhecimento, em 02 de setembro.

Trânsito e Mobilidade. Diálogos para a Transversalidade” [arquivo PDF, solicitar por email], workshop para Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí/SP, desenvolvido em 20 de agosto.

A regra, a transgressão, o acidente: Novos temas para a Educação no trânsito” [arquivo PDF, solicitar por email], apresentada em 14 de agosto. 6o Congresso Trânsito e Vida – 2009.